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Educação: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
OLIVEIRA, Diêgo Ferreira de y SOUZA, Jackeline Maria de. Habilidades sociais e formação acadêmica: estudo comparativo entre graduandos e profissionais de psicologia. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.53, pp.550-573. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p550-573.
A presente pesquisa teve como objetivo comparar as habilidades sociais (HS) de graduandos de Psicologia e profissionais da mesma área com pelo menos um ano de atuação. O estudo foi realizado com três grupos: 63 estudantes do início do curso (1º, 2º e 3º períodos); 54 estudantes do final do curso (8º, 9º e 10º períodos); e 25 psicólogos. Para coleta de dados foi utilizado o Inventário de Habilidades Sociais (IHS), o qual foi aplicado com os estudantes e os profissionais na universidade, nos locais de trabalho, em outro ambiente de sua disponibilidade ou através de e-mail. Os resultados apontaram que não houve diferenças significativas no escore geral de Habilidades Sociais entre os estudantes de início e final do curso (p = 0,319) nem entre estudantes de final do curso e psicólogos (p = 0,70). Houve diferença significativa quando comparados os estudantes de início de curso e psicólogos (p = 0,009). A partir do manual, foi possível verificar que, em sua maioria, os estudantes e profissionais apresentam um bom repertório de HS em seus diferentes fatores. Consideramos relevante, ainda, o desenvolvimento de atividades que possibilitem maior aprendizagem dessas HS ainda durante a formação, avaliando que estas são fundamentais à atuação do psicólogo.
Palabras clave : Habilidades Sociais; Universitários; Estudantes de Psicologia; Psicólogos.