SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número55Necesidades de formación de los profesores principiantes em los últimos años de la escuela primariaLa guardería como espacio de aprendizaje de profesoras de la educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

CORRER, Rinaldo; MANSANOBARROS, Leticia  y  SENEM, Cleiton José. Crianças acolhidas institucionalmente e educação escolar: o que pensam os professores?. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.55, pp.327-346. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n55.p327-346.

Objetivo:

Caracterizar a concepção de professores sobre crianças em acolhimento institucional em escola regular de ensino fundamental.

Método:

Participaram oito professoras que lecionavam também para crianças abrigadas, no interior de São Paulo. Os critérios de seleção foram: a modalidade da escolarização (ensino fundamental)e a disponibilidade e interesse em participar da pesquisa. Foi utilizada entrevista semidirigida. Utilizou-se análise de conteúdo para tratamento dos dados.

Resultados:

Os resultados foram agrupados em categorias: atributo da criança abrigada; causas dos atributos; tratamento dado pelas professoras; efeito na escolarização. Na reflexão analítica, as categorias foram decompostas em subcategorias e conceitos descritores.

Conclusões:

As professoras apresentaram um universo de significados que determina uma ação pedagógica reducionista: crianças abrigadas são compreendidas como depositárias de atributos que se confundem como naturais daquele indivíduo ou resultantes da condição de carência e sofrimento. Isso acarreta dificuldades de desenvolver práticas, pois não consideram a possibilidade de ação docente técnica que reconheça a dificuldade para propor saídas pedagógicas, menos determinadas por preconceitos que excluem e estigmatizam.

Palabras clave : Acolhimento Institucional; Educação Escolar; Infância; Direitos Humanos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )