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Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

PIRES, Carlos. A escola a tempo inteiro em Portugal: dimensões de análise, ideias e hibridismos. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.56, pp.611-627. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n56.p611-627.

A ideia de escola a tempo inteiro (ETI) em Portugal está associada à missão da escola pública e ao papel do Estado na provisão da educação integral da criança e do aluno e na promoção da igualdade de oportunidades no acesso a serviços públicos de educação, garantindo a eficácia e a qualidade da aprendizagem e do sistema educativo. A problematização da ETI, encarada como política pública de educação, preconiza a emergência de “novas” formas de ação educativa, de outra concepção de escola pública, que monopoliza a educação integral do aluno, e de outros modos de administração na prestação de serviços públicos de educação. A opção teórica por uma abordagem interpretativa baseada na “análise das políticas públicas” permite percepcionar as ideias preconizadas e os problemas político-educativos para os quais a política de ETI é apresentada como solução construída. Essa abordagem põe em evidência a natureza híbrida dos “modelos” de implementação da política presentes nas tensões entre tendências homogeneizadoras, coercivas, centralizadoras e estatizantes e tendências descentralizadoras preconizadoras da diversidade, do princípio da subsidiariedade e da liberdade de escolha.

Palabras clave : Escola a Tempo Inteiro; Escola Pública; Política Educativa; Análise das Políticas Públicas.

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