SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número58LA RELACIÓN ENTRE ENSINANZA Y INVESTIGACIÓN SOBRE LA PERCEPCIÓN DE LOS PROFESORES DE INGLÉS EN LA EDUCACIÓN SUPERIOREVOLUCIÓN DE LA INVESTIGACIÓN EN LA EDUCACIÓN NO FORMAL Y DIVULGACIÓN CIENTÍFICA EN BRASIL: UN META-ESTUDIO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

ROSA, Gabriela Spies da  y  ALMEIDA, Doris Bittencourt. DIÁRIOS DE AULA DE UMA QUASE PROFESSORA: MEMÓRIAS DE ESTÁGIO DO CURSO MAGISTÉRIO (1987). Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.58, pp.220-240.  Epub 01-Ene-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/00.18675/1981-8106.vol28.n58.p220-240.

O estudo tematiza uma experiência de estágio do Curso de Magistério, por meio da análise dos diários de aula de uma quase professora, estudante do Colégio São Paulo, no município de Canoas, localizado na região metropolitana de Porto Alegre. A pesquisa tem como objetivo identificar quais narrativas do estágio foram privilegiadas nesses manuscritos, ou seja, busca-se analisar o que os cadernos guardados pela autora são capazes de fazer dizer acerca desta experiência, desenvolvida em uma terceira série do primeiro grau de ensino, em uma instituição de ensino municipal, também em Canoas. Assim, se discute o significado desses diários de aula para os campos da História da Educação e da História da Cultura Escrita, considerando-os testemunhos da cultura escolar, documentos que representam práticas cotidianas do fazer escolar, materializados nestes suportes de escrita. Nesta perspectiva, a análise documental permitiu identificar prioridades curriculares naquela série, evidenciadas pelas práticas pedagógicas desenvolvidas, muitas vezes pautadas na repetição e memorização. Pelo exame dos documentos, observa-se que o tom que permanece é do cumprimento à formalidade, do respeito à oficialidade dos cadernos, que pouco dizem acerca das subjetividades daquela quase professora. Capricho, meticulosidade, obediência à normatização do estágio, em relação às prescrições curriculares, todas essas são fortes características dos materiais examinados neste estudo.

Palabras clave : Diários de aula; Escritas ordinárias; História da Educação; História da Cultura Escrita.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )