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Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

COSTA, Ailton Barcelos da; ANICETO, Gabriela  y  AGUIAR, Graziele Thomasinho de. O ENSINO DE MATEMÁTICA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.58, pp.262-279.  Epub 01-Ene-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/90.18675/1981-8106.vol28.n58.p262-279.

As habilidades matemáticas são importantes para proporcionar uma vida autônoma para as pessoas. Porém, seu ensino tem sido um desafio para crianças em geral, incluindo crianças com deficiência. A presente pesquisa investigou a concepção de professores sobre o ensino de matemática aos alunos com deficiência intelectual, tendo sua coleta de dados realizada por meio da aplicação de um questionário a 32 professores de matemática, via rede social e e-mail. A análise dos dados foi feita de forma qualitativa com categorização das respostas em cinco eixos. Os resultados mostraram a necessidade dos professores de terem mais informações para trabalhar com esse público por meio de formação inicial ou continuada. Os impactos dessa ausência foram explicitados no receio à inclusão do aluno com deficiência intelectual no ensino regular, acesso e preparação de materiais para esses alunos para o ensino de matemática.

Palabras clave : Deficiência intelectual; Ensino de Matemática; Concepção de professores.

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