SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número58PROFESORES EFICIENTES: CÓMO ASEGURAR MEJORES RESULTADOS CON LA POLÍTICA DEL BANCO MUNDIAL DE CONTROL DE LOS DOCENTESENSEÑANZA DE HISTORIA Y TEORÍA HISTÓRICO-CULTURAL: REFLEXIONES SOBRE LA ORGANIZACIÓN DEL PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

NUNES, Klivia Cássia Silva  y  BEZERRARIA CRISTINA DOS SANTOS. ESCOLAS MULTISSERIADAS E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: INÍCIO DE UMA REFLEXÃO. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.58, pp.408-425.  Epub 01-Ene-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n58.p408-425.

O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas existentes nas escolas multisseriadas do município de Tocantinópolis/TO, tendo como referência a contribuição da pedagogia histórico-crítica. Deste modo, as articulações do trabalho pedagógico com as questões sociais se tornam prioritárias para serem analisadas nesta investigação no que tange as escolas multisseriadas por, justamente, serem estas escolas oferecidas para os filhos da classe trabalhadora que vive e mora no campo. Assim, surge a problematização, tendo como fio condutor o seguinte questionamento: de que forma as práticas pedagógicas nas escolas multisseriadas no município de Tocantinópolis vem se materializando? À vista da resolução do problema proposto, recorreu-se a proposição da pedagogia histórico-crítica para melhor compreensão do objeto em estudo. Para organização metodológica do trabalho, optou-se pela realização da pesquisa teórica e de campo. O resultado, provisório, proporcionou ter uma visão sobre a prática dos professores das escolas multisseriadas em Tocantinópolis, o que demonstrou a carência de uma pedagogia revolucionária.

Palabras clave : Pedagogia histórico-crítica; Práxis pedagógica; Escolas multisseriadas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )