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Articulo
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Educação: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
MAIA, Gabriela Guillardi da Silva y RAMOS, Géssica Priscila. ESCOLA DA FAMÍLIA, BOLSA UNIVERSIDADE E A ATUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e8. Epub 01-Jul-2020. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13549.
O Programa Escola da Família foi iniciado em 2004, tendo como foco a abertura das escolas estaduais paulistas aos finais de semana, para participação dos diferentes segmentos sociais em atividades variadas. Para auxiliar seu desenvolvimento, foram definidos diferentes educadores, dentre eles, o educador universitário, que realiza atividades socioeducativas nas escolas por meio do Programa Bolsa Universidade. Com base nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar a atuação das instituições de ensino superior dentro do Programa Escola da Família, tendo como foco a ação do educador universitário sob o suporte do Programa Bolsa Universidade. Foram utilizados como recursos metodológicos a análise bibliográfica e documental. Constatou-se que o Estado, por meio do Programa Escola da Família, com apoio do Programa Bolsa Universidade, consegue sujeitos – ainda que não qualificados - para execução de políticas sociais gerais, a baixos custos, por dentro da escola. Em contrapartida, tais instituições conseguem, pela ação do Estado, diminuir seus níveis de inadimplência, fortalecendo a expansão do ensino superior privado.
Palabras clave : Programa Escola da Família; Programa Bolsa Universidade; Instituição de Ensino Superior Privada; Educador universitário.