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Articulo
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Educação: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
CASADONTE, Andréa y OLIVEIRA, Renata Telha Ferreira de. GESTÃO DEMOCRÁTICA: MICROPOLÍTICAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e01. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s13760.
O presente artigo propõe abordar algumas reflexões e tensões sobre a relação entre gestão democrática escolar e a produção de micropolíticas. Para isso relata aspectos observados em uma escola pública da rede municipal do Rio de Janeiro e traça alguns deslocamentos sobre o “conceito de gestão democrática”, baseando-se no ciclo de políticas de Ball e Bowe (1992). O intuito é ecoar como os arranjos políticos e o funcionamento das micropolíticas fazem emergir arenas de disputas internas e até mesmo a ambivalência da noção de gestão democrática. Trazer a escola para este texto ajuda-nos a pensar sobre diferentes aspectos da micropolítica no contexto da prática: o funcionamento das disputas políticas que constituem o processo de gestão na unidade escolar, dos quais emergem negociações e conflitos, evidenciando não só as relações de poder em que se dão.
Palabras clave : Gestão Democrática; Micropolíticas; Contexto da Prática.