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Educação: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
BORGES, Maria Elisa S. O QUE A OBRA DE PAULO FREIRE NOS CONVIDA A PENSAR?. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e30. Epub 03-Dic-2021. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s16181.
Este artigo tem por objetivo dar visibilidade à epistemologia criada por Paulo Freire. Para além de seu método de alfabetização de adultos, Freire criou uma filosofia do conhecimento que, após muitos anos, continua a gerar novas pesquisas em vários campos do conhecimento, sempre convidando à reinvenção. As considerações sobre a atividade de pesquisa em ciências sociais de Becker justificam essas reinvenções. Como exemplo, o artigo apresenta a ergologia, uma abordagem pluridisciplinar criada pelo filósofo francês Yves Schwartz como um projeto de conhecer e, principalmente, intervir em situações de trabalho para transformá-las. Uma das inspirações de Schwartz ao criar a ergologia foi a epistemologia de Paulo Freire.
Palabras clave : Paulo Freire; Epistemologia; Ergologia.