Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
BALLESTE, Samantha y CAPILHEIRA, Bianca Herreira. A formação do arquiteto e urbanista: uma avaliação curricular pelos discentes e profissionais recém-graduados. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e11. Epub 31-Dic-2023. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16095.
A literatura afirma que de todas as instituições deveriam ser organizadas coletivamente por todos os membros da comunidade escolar, ou seja, os gestores, professores e alunos. Entretanto, os currículos normalmente acabam sendo definidos apenas pelos gestores e professores. Assim, este estudo busca caracterizar a percepção dos discentes dos semestres finais da graduação e dos profissionais recém-graduados de um curso de Arquitetura e Urbanismo, sobre a estrutura curricular do seu curso, identificando aspectos que poderiam ser modificados. A pesquisa, do tipo qualitativa e quantitativa, é conduzida a partir de um estudo de caso: a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, localizada em Pelotas-RS. Como resultado, foram reveladas as percepções dos discentes e recém-graduados quanto à conformação curricular do curso, a adequação da composição curricular, a carga horária total, a distribuição das disciplinas e sua carga horária nas áreas de conhecimento específicas, de modo a melhorar a sua formação profissional.
Palabras clave : Currículo; Formação; Arquitetura e Urbanismo; Discentes; Percepção.