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Articulo
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Educação: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
SILVA, Rangel Ramos. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e26. Epub 31-Dic-2023. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17187.
O livro Conscientização: teoria e prática da libertação ( 1979), de Paulo Freire, apresenta conceitos para a libertação do indivíduo por meio da consciência trabalhada pela alfabetização. O texto relata sucintamente a biografia do autor, explicita a relevância do diálogo e o conhecimento em um contexto social, do desenvolvimento da criticidade e da práxis para o alcance da libertação de uma sociedade marginalizada e oprimida, com apoio na conscientização para tanto. O livro é dividido em três seções, as quais se descrevem, respectivamente, como o homem e sua experiência, alfabetização e conscientização e práxis da libertação, cujos encaminhamentos nos conduzem para a compreensão da necessidade de desenvolver, no indivíduo, o olhar crítico como forma de alcançar a liberdade e se tornar um ser social ativo, transcendente à alfabetização, a qual fomentará a autocrítica e a evolução pessoal.
Palabras clave : Alfabetização; Educação; Espírito crítico; Filosofia freiriana; Libertação.