Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
LIPSUCH, Graciele y LIMA, Michelle Fernandes. AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA): UM ESTUDO PRELIMINAR. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.31-47. Epub 05-Sep-2021. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2018.36234.
O artigo teve por objetivo investigar as políticas de avaliação em nível federal, priorizando a análise da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), buscando localizar a avaliação nacional no contexto das políticas neoliberais, assim como caracterizar a ANA no que se refere às suas formas e objetivos. Inicialmente apresenta o referencial teórico com a discussão sobre as políticas avaliativas no Brasil no contexto neoliberal; e em seguida, os dados quantitativos da ANA em dois municípios da Região Sudeste do Paraná. Esta avaliação interfere no direcionamento curricular e é um instrumento de regulação e controle por parte do Estado.
Palabras clave : Políticas de Avaliação da Educação Básica; Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA); Política Educacional.