SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número54LAS MARCAS DE LA EVALUACIÓN EM EL PROCESO DE ESCOLARIZACIÓN DE UN ALUMNO DEFICIENCIA INTELECTUAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

PEREZ, Gema Trujillo; COLOMBIA, Neiva. Huila -; PERDOMO, Milena Trujillo  y  COLOMBIA, Neiva. Huila -. CONSTRUIR CONVIVENCIA EN UN PAIS EN MEDIO DEL CONFLICTO: UNA EXPERIENCIA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.262-274.  Epub 05-Sep-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.37617.

Este artigo expõe a origem, fundamentação teórica, assim como as estratégias dos processos de participação e convivência do projeto educativo escolar. Resume os avances da Escola Popular Claretiana, o balanço, os fatores que tornaram possível a implementação da proposta, as dificuldades, o impacto e as conclusões. A experiência se desenvolve em Neiva - Colômbia, através de um enfoque da Educação Popular, como resposta ao conflito político-militar, integra aspectos socioculturais, pedagógicos e didáticos; através da ação cooperativa, estratégias de participação, autogestão comunitária e a criação de ambientes pedagógicos. A escola tem como propósito construir convivência, potenciar as lideranças, reafirmar a identidade cultural e o compromisso das pessoas na construção de cidadania.

Palabras clave : Ação Cooperativa; Ambientes; Cidadania.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )