Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
PEREZ, Gema Trujillo; COLOMBIA, Neiva. Huila -; PERDOMO, Milena Trujillo y COLOMBIA, Neiva. Huila -. CONSTRUIR CONVIVENCIA EN UN PAIS EN MEDIO DEL CONFLICTO: UNA EXPERIENCIA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.262-274. Epub 05-Sep-2021. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2018.37617.
Este artigo expõe a origem, fundamentação teórica, assim como as estratégias dos processos de participação e convivência do projeto educativo escolar. Resume os avances da Escola Popular Claretiana, o balanço, os fatores que tornaram possível a implementação da proposta, as dificuldades, o impacto e as conclusões. A experiência se desenvolve em Neiva - Colômbia, através de um enfoque da Educação Popular, como resposta ao conflito político-militar, integra aspectos socioculturais, pedagógicos e didáticos; através da ação cooperativa, estratégias de participação, autogestão comunitária e a criação de ambientes pedagógicos. A escola tem como propósito construir convivência, potenciar as lideranças, reafirmar a identidade cultural e o compromisso das pessoas na construção de cidadania.
Palabras clave : Ação Cooperativa; Ambientes; Cidadania.