SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número54CONTRIBUCIONES DEL CANTO CORAL EN LA ESCUELA PARA LA FORMACIÓN INTEGRAL: QUÉ DICEN LOS ESTUDIANTESDEAMBULANDO ENTRE SÍMBOLOS Y CUERPOS: UNA PRÁCTICA EDUCATIVA EN DANZA INSPIRADA POR EL MAÇAMBIQUE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CAVALCANTE FILHO, Antonio  y  LIMA, Ana Ignez Belém. SIGNIFICAÇÕES DOS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: VIAJANDO ATRAVÉS DOS CONTOS DE FADA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.366-381.  Epub 05-Sep-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.34010.

Este artigo busca compreender aspectos da significação dos professores sobre a educação infantil e elementos da sua subjetividade docente a partir do simbolismo dos contos de fada. Discute a relação entre as imagens dos professores sobre a docência e sua forma de ser professor na educação infantil. A pesquisa foi efetivada com docentes do Infantil IV e V pertencentes à rede pública de Fortaleza. Utilizou o estudo de caso como método de pesquisa e para a coleta de dados foi aplicado um roteiro para análise simbólica dos contos de fada. Conclui que as professoras investigadas não foram capazes de identificar a natureza simbólica dos contos.

Palabras clave : contos de fada; subjetividade docente; educação infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )