Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
BAUERMANN, Laura y UMANN, Jair Felipe Bonatto. DEAMBULANDO ENTRE SÍMBOLOS E CORPOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA EM DANÇA INSPIRADA PELO MAÇAMBIQUE. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.382-395. Epub 05-Sep-2021. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2018.34498.
O presente artigo foi construído a partir das reflexões acerca de uma prática educativa que envolve a aprendizagem com inspiração na festa do Maçambique da cidade de Osório/RS. Por meio deste estudo, objetiva-se discutir sobre a estruturação de um espaço de aprendizagem de dança que possibilite a construção de movimentos, no corpo, impregnados das histórias e dos símbolos que compõem a manifestação cultural em questão. Assim, discutiu-se sobre essa prática como geradora de expressão e movimentos pela possibilidade de cada sujeito organizar-se frente às referências do Maçambique acessadas durante a atividade. Por fim, discute-se algumas questões epistemológicas que permeiam estas perspectivas de corpo e de aprendizagem.
Palabras clave : Dança popular; Corpo; Educação.