SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número54MEANINGS OF TEACHERS ON CHILDREN'S EDUCATION: TRAVELING THROUGH FAIRY TALESTESITURAS Y REINVENCIONES: (DES)FORMACIÓN DE PROFESORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

BAUERMANN, Laura  y  UMANN, Jair Felipe Bonatto. DEAMBULANDO ENTRE SÍMBOLOS E CORPOS: UMA PRÁTICA EDUCATIVA EM DANÇA INSPIRADA PELO MAÇAMBIQUE. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.382-395.  Epub 05-Sep-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.34498.

O presente artigo foi construído a partir das reflexões acerca de uma prática educativa que envolve a aprendizagem com inspiração na festa do Maçambique da cidade de Osório/RS. Por meio deste estudo, objetiva-se discutir sobre a estruturação de um espaço de aprendizagem de dança que possibilite a construção de movimentos, no corpo, impregnados das histórias e dos símbolos que compõem a manifestação cultural em questão. Assim, discutiu-se sobre essa prática como geradora de expressão e movimentos pela possibilidade de cada sujeito organizar-se frente às referências do Maçambique acessadas durante a atividade. Por fim, discute-se algumas questões epistemológicas que permeiam estas perspectivas de corpo e de aprendizagem.

Palabras clave : Dança popular; Corpo; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )