Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
HABOWSKI, Adilson Cristiano y CONTE, Elaine. O PODER DAS IMAGENS E SÍMBOLOS: REPERCUSSÕES SÓCIO-HISTÓRICAS. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.227-243. Epub 17-Feb-2020. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2018.34081.
O estudo de perspectiva hermenêutica e dialética aborda o poder de persuasão de imagens e símbolos na produção da identidade social, tomando como base o uso da suástica pelo regime nazista de Hitler. A propaganda nazista simbolizada nas distorções da suástica e no poder do convencimento cumpre funções irracionais de manipulação coletiva travestidas de racionalidade. No texto, apresentamos aspectos da historicidade do símbolo como necessário à compreensão do ser, da cultura e das inter-relações humanas no mundo da vida, para renovar as dimensões pedagógicas, ontológicas e psicológicas. Por fim, problematizamos o poder engenhoso de persuasão dos mecanismos da cultura contemporânea com capacidade de provocar espanto e emoções empáticas para o movimento de alienação social e/ou humanização.
Palabras clave : Símbolos; Poder da comunicação; Educação.