SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56LA PRÁCTICA DE LOS ENVELOPES FREINETIANOS CON LOS ESTUDIANTES DE LA POST-GRADUACIÓN EN EDUCACIÓNARTICULACIONES ENTRE EL BANCO MUNDIAL Y LA REFORMA DE LA ENSEÑANZA MEDIO (LEY Nº 13.415 DE 2017) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SCHUCHTER, Terezinha Maria; PAOLIELLO, Juliana  y  MOREIRA, Nilcea Elias Rodrigues. O PERIÓDICO TEIAS COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.322-345.  Epub 19-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.33464.

Analisa práticas discursivas do periódico Teias, organizado em forma de dossiê pela Associação Brasileira de Currículo, entre 2013 e 2016. Identifica as temáticas dos artigos, autores e filiação institucional, conceitos, abordagem teórico-epistemológica, metodológica e autores referenciados. Utiliza, como metodologia, a análise da discursividade a partir do mapeamento cartográfico-discursivo. Aponta o eixo de produção na Região Sudeste e a predominância de trabalhos fundamentados nas Teorias Crítica e Pós-Crítica, discutindo as relações entre a abordagem metodológica e a epistemológica. Destaca Freire e Foucault como os autores mais referenciados. Ressalta a necessidade da emergência de outros possíveis eixos temáticos, para que as diferenças que caracterizam as práticas discursivas no campo curricular sejam contempladas.

Palabras clave : Diferença; Docência; Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )