Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
CAETANO, Marcio Rodrigo Vale; TEIXEIRA, Tarciso Manfrenatti de Souza y SILVA JUNIOR, Paulo Melgaço da. BICHAS PRETAS E NEGÕES: SEUS FAZERES CURRICULARES EM ESCOLAS DAS PERIFERIAS. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.59, pp.39-55. Epub 21-Ene-2020. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2019.44438.
Neste artigo, debateremos os limites e as possibilidades das masculinidades negras imersas em normas curriculares cisheteropatriarcais de duas escolas públicas localizadas nas periferias das cidades de Duque de Caxias e Rio de Janeiro, RJ. Para tanto, as experiências autoetnográficas de docentes serão as bases para narrar as tensões e os acordos emergentes dos deslocamentos produzidos a partir das normas escolares, denunciando-nos que, a despeito do controle, emergem ricas e polissêmicas performatividades que habitam os cotidianos das escolas e disputam seus currículos.
Palabras clave : Masculinidades; Currículos; Cotidianos; Escolas.