SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65ABC DE INCLUSIÓN: memoria y formación docente entrelazadasBIOÉTICA E INTERDISCIPLINARIDAD: la relación entre educación y medio ambiente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

MASUYAMA, Paula Mieco Koizumi. POR UMA ESCOLA PARA TODOS: trabalho colaborativo da fonoaudiologia educacional. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.55-72.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.55792.

Lacunas no aprendizado de algumas crianças que estão à margem da política de inclusão se tornam mais evidentes no momento que estamos vivenciando. O artigo sintetiza a dissertação de mestrado em Educação e analisa a contribuição e os desafios do trabalho interdisciplinar entre a Fonoaudiologia e a Educação para a formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre os problemas de aprendizagem da linguagem escrita. A investigação de natureza qualitativa, do tipo pesquisa intervenção com nuances do modelo construtivo-colaborativo, foi desenvolvida por meio de um programa de formação continuada de professores, na modalidade a distância. Os principais instrumentos de coleta de dados foram o questionário e as narrativas escritas. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o trabalho articulado entre as respectivas áreas possibilitou a construção de um novo saber, a partir do entendimento que somos únicos.

Palabras clave : Inclusão; Fonoaudiologia Educacional; Formação colaborativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )