SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65NARRATIVAS DIGITALES, DISEÑO Y SIGNIFICADOS: algunos entrelazadosPASANTÍA EN FORMACIÓN DE FORMADORES EN EL DESARROLLO CURRICULAR DEL CURSO DE PEDAGOGÍA EN UFMA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

PEREIRA, Hiêda Claudia Barbosa; AZEVEDO, Breno Fabrício Terra  y  CAROLEI, Paula. DESIGN INSTRUCIONAL: perspectiva didático-metodológica para integração da tecnologia na formação docente. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.219-238.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53705.

A presente pesquisa teve como objetivo propor uma metodologia didático-pedagógica para a disciplina Integração das Mídias e Novas Tecnologias (TDIC), implementada no curso normal em nível médio dos colégios do Estado do Rio de Janeiro, possibilitando contribuir para a formação inicial docente, no que se refere ao uso pedagógico das TDIC. Elaborada por meio de ‘Design Instrucional’ e disponibilizada no site M.E.N.T.E, a metodologia delineou a estratégia didática e a metodologia ativa que, mediadas por um ambiente virtual de aprendizagem, abordaram temas que propiciam o pensamento crítico durante as aulas. A pesquisa, de cunho qualitativo, adotou a observação participante, pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Como resultado, a partir triangulação dos dados coletados, verificou-se que esta pesquisa proporcionou reflexões acerca da formação interdisciplinar que prioriza a formação do profissional prático e reflexivo, concluindo-se que disponibilizou uma metodologia interdisciplinar que apresentou um paradigma efetivo para a implementação de novas práticas ao trabalho do professor.

Palabras clave : formação crítico-reflexiva; metodologia didático-pedagógica; design instrucional; tecnologias digitais de informação e comunicação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )