SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65ENTRE SAMBA Y BRILLIANCE: la producción de cuerpos en el carnavais Unidos da RheingantzTENSIONES Y DESAFÍOS DE UNA ESCUELA PÚBLICA URUGUAYA EN SITUACIÓN DE PANDEMIA una búsqueda por alterar la “monocronía” y diversificar trayectorias escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SANTOS, José Douglas Alves dos  y  MUALACA, Machaia M.. CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: uma leitura sobre “O menino que descobriu o vento”. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.476-488.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.51330.

Neste artigo abordamos o filme “O Menino que Descobriu o Vento” (The Boy Who Harnessed the Wind, 2019) a partir de uma leitura ancorada nos estudos culturais. O texto está dividido em quatro partes: na primeira realizamos um breve contexto histórico-cultural; na sequência, fazemos uma reflexão sobre cinema, alteridade e formação, em como os filmes atuam na produção de significados, representações e identidades; em seguida, abordamos (des)encontros culturais diante de embates geracionais; e, finalizando o texto, trazemos as considerações, retomando algumas das discussões e salientando o potencial do longa-metragem no entendimento daquele contexto social.

Palabras clave : o menino que descobriu o vento; ciência e sociedade; educação e sociedade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )