Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
SILVA, Cleonice Aparecida Raphael da Silva; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda y BIDO, José Mateus. EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO: acerca da concepção freireana de Ser mais. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.93-108. Epub 14-Feb-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62077.
Este artigo, de cunho bibliográfico, apresenta uma reflexão acerca da concepção de Ser mais em Paulo Freire, destacando a importância das ideias desse educador, quando se pensa em uma educação que visa à conscientização. A educação pode promover a autorreflexão sobre os limites da emancipação, ser um instrumento para o fortalecimento da resistência à sociedade fundada em relações de poder e de violência. Freire propõe uma educação que retome a formação do sentido ontológico do ser humano, contrariando e resistindo à dominação político-econômica, ou seja, uma educação inspirada na esperança de um vir a ser que é construção histórica permanente.
Palabras clave : educação; ser mais; emancipação; conscientização.