SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67PERCEPCIONES DE TRABAJO Y FORMACIÓN: tesituras de qué-hacer con la cultura de pazLAS CULTURAS QUILOMBOLAS INVISIBLES EN EL CURRÍCULO DE EDUCACIÓN DEL MAESTRO: caminos en Freire para la humanización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ALMEIDA, Leandro de  y  ROMANOSWSKI, Joana Paulin. UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO NO CAMPO: o projeto político pedagógico da escola estadual professor João Florentino da Silva Neto, na cidade de Cáceres-MT. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.246-261.  Epub 14-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.59095.

Este estudo teve como objetivo analisar os reflexos e contribuições do Projeto Político Pedagógico na educação do campo, analisando em que medida tem ajudado a reforçar a identidade dos seus educandos enquanto sujeitos do campo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que, no contexto da Educação do Campo, foi realizada com uma pequena abordagem acerca da classe multisseriada e a construção de Identidades. Nesse sentido, tratou-se do Projeto Político Pedagógico a partir do entendimento teórico das Diretrizes Operacionais da Educação Básica do Campo – DOEBC, a qual aponta a necessidade da valorização da identidade camponesa, cultural e trabalhadora dos alunos do campo por meio de Projetos Políticos Pedagógicos com conteúdos curriculares e metodologias adequadas às reais necessidades desses alunos. Para tal, foi traçada uma leitura do documento oficial da Escola Estadual Professor Joao Florentino da Silva Neto, na cidade de Cáceres-MT, como parâmetro afirmativo de uma proposta de educação do Campo.

Palabras clave : educação do campo; projeto político pedagógico; classe multisseriada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )