Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
SANTOS, Maurício Inácio dos y BETLINSKI, Carlos. A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.450-465. Epub 23-Feb-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2021.53043.
Este artigo aborda o tema da experiência estética na prática docente. O problema condutor da investigação foi: Como os docentes da Educação Básica percebem a experiência estética em suas práticas? O objetivo foi caracterizar as experiências estéticas realizadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas, para identificar elementos que geram o empobrecimento dessa experiência nessas práticas. A partir da análise de dados e à luz das teorias de Theodor Adorno e Max Horkheimer, afirma-se que a redescoberta do lugar da experiência estética cria sentidos e potencializa o trabalho docente, superando a tendência reducionista da racionalidade instrumental e o desencanto pela profissão.
Palabras clave : estética; trabalho docente; racionalidade técnica.