SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número68EXTENSIÓN POPULAR EN LA EDUCACIÓN AMBIENTAL: vivir en la comunidad de trabajoENSEÑANZA REMOTA EN LA PANDEMIA DEL COVID-19: alfabetización en riesgo en la Red Municipal de Educación de Porto Alegre índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SOUZA, Sandra Cristina Morais de. CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO: uma revisão sistemática da literatura. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.237-249.  Epub 13-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.55310.

Este estudo teve o objetivo de revisar a produção científica acerca da cibercultura e da educação. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura, com artigos pesquisados no Portal da CAPES (periódicos), a partir dos descritores ‘cibercultura’, ‘cibercultura’ e ‘educação’. O critério de inclusão foram artigos nacionais dos anos de 2010 a 2019 e oriundos de estudos desenvolvidos no Brasil. Os critérios de exclusão foram dissertações, teses e demais textos, pois nosso foco de estudo deteve-se apenas a artigos científicos. Por meio desse processo, a amostra final foi constituída de 28 artigos. A escolha dos artigos se deu em relação ao seu título e posterior leitura dos resumos e, em seguida, na elaboração de um quadro dos dados coletados com informações de cada pesquisa, a saber: título, ano de publicação, autores, revista/periódico. A análise do estudo foi feita qualitativamente. As publicações revisadas descrevem as relações entre a cibercultura e o processo educativo, com destaque para conceitos como: mídia, ciberespaço, comunidade virtual, novas tecnologias, hipertexto, cultura, cultura digital, entre outros. Os estudos ressaltam que o crescimento do conceito de cibercultura está atrelado ao conceito de ciberespaço, que apresenta uma nova dimensão social, resultante de um movimento global em que predomina a conexão em tempo real. O ciberespaço é um espaço de aprendizagem, onde o uso de ferramentas midiáticas se apresenta como um recurso a ser utilizado pelo docente no processo de ensino e aprendizagem.

Palabras clave : cultura; cibercultura; cibercultura e educação; ciberespaço.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )