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Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
LUZ, Suellen Ferreira y SILVA, Rodrigo Lages e. ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES REFUGIADOS NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DO ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO: uma aprendizagem das “co-moções”. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.69, pp.194-203. Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2022.65941.
Apresentamos resultados de uma pesquisa que foi realizada a partir do acolhimento educacional de estudantes em situação de refúgio no ensino superior em uma Instituição Federal de Ensino durante o período pandêmico. Para tanto, foi realizada uma aproximação entre os temas de saúde mental e educação, tendo em vista que saúde e aprendizagem se tornaram indissociáveis nos processos de acolhimento. A metodologia se caracterizou como pesquisa-intervenção e teve como dispositivo o do Acompanhamento Terapêutico (AT), por meio do qual foi constituída uma prática clínica porosa, composta pela polifonia de vozes que emergiu no encontro com os estudantes. Centramos nosso debate no conceito de “co-moções” como pista ética por meio da qual se buscou transversalizar saúde mental e educação na direção de um bemestar pensado como responsabilização pela vida comum. Na discussão de resultados destacamos a percepção contra-etnográfica do encontro com estudantes refugiados e a noção polifonia que emergiu dessa experiência.
Palabras clave : acolhimento de refugiados; acompanhamento terapêutico; ensino superior..