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Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
OLIVEIRA, Kácia Neto de; CARVALHO, Maria Aparecida Oliveira de y DOLZANE, Maria Ione Feitosa. O CENÁRIO PANDÊMICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma análise da experiência do Amazonas no ensino remoto. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.171-184. Epub 28-Feb-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2022.69773.
Este estudo traz um recorte do trabalho realizado pela Secretaria de Educação do Estado do Amazonas na adoção do modelo remoto de ensino durante a pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19 nos anos de 2020 e 2021. Neste contexto, buscou-se identificar os desafios do Ensino Remoto no desenvolvimento da função da escola, bem como, da continuidade e/ou descontinuidade dos processos pedagógicos por ela desenvolvidos, evidenciando como os estudantes, docentes e gestão escolar da rede estadual envolvidos desenvolveram estratégias pedagógicas que pudessem de alguma forma, alcançar os cerca de 415.000 estudantes matriculados na rede estadual de ensino. A análise foi realizada por meio de levantamento bibliográfico dos documentos institucionais orientadores do período da pandemia gerados pela Secretaria de Educação e Desporto do Estado do Amazonas. Além dos documentos, a participação dos estudantes foi estimada por meio de respostas a um link elaborado no Google formulários e enviado aos estudantes matriculados nos anos de 2020 e 2021, o qual foi utilizado como acompanhamento pedagógico com as escolas estaduais. Os resultados nos mostraram que os professores disponibilizaram conteúdos pedagógicos aos alunos se utilizando de Tecnologia da informação e comunicação (TIC) digitais e analógicas, evidenciando que um número significativo de estudantes da rede pôde adquirir conhecimentos, avançando na aprendizagem, através de estratégias diferenciadas que puderam minimizar impactos no processo de ensino e aprendizagens entre os estudantes.
Palabras clave : ensino remoto; COVID-19; acompanhamento pedagógico.