Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
SILVA, Luce Elena Diogo da y ROSA, Sanny Silva da. EMPRETECER O CURRÍCULO: por uma comunidade escolar [e não escolar] antirracista. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.55-69. Epub 06-Dic-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.74776.
O entendimento da escola como uma comunidade amorosa nos provoca a imaginar e produzir um currículo antirracista. Empretecer o currículo significa quebrar estereótipos e produzir outros imaginários sobre a população negra, seja brasileira ou afrodiaspórica. Se a representação negra no currículo tradicional é marcada pela vitimização, submissão, subalternização ou pela exotização dessa população, reforçadas pelas datas comemorativas, a Lei n. 10.639/2003 possibilita forjar outras representações emancipatórias. Por ocasião dos 20 anos de promulgação dessa Lei, pretende-se discutir a possibilidade de empretecer o currículo para construir uma comunidade escolar [e não escolar] antirracista. Desde uma perspectiva epistêmica decolonial, o texto explora e se ancora nas proposições de bell hooks, inspiradas nas ideias freirianas, para pensar um currículo antirracista.
Palabras clave : Lei n; 10.639/2003; educação antirracista; pedagogia decolonial; políticas curriculares.