Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
BRAZ, Lidiane da Silva y MENEZES, Eliana da Costa Pereira de. APESAR DA SOMBRA DA VIGILÂNCIA, UMA ESCOLA. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.15-27. Epub 26-Dic-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.78799.
Pretendemos, com a discussão apresentada nesse artigo, analisar as recorrências discursivas produzidas nas/pelas práticas que acontecem em uma escola pública, inserida em contexto socioeducativo. Ancoradas teórico-metodologicamente nos estudos foucaultianos em educação e na filosofia da diferença, a pesquisa que dá condições para as análises construídas busca problematizar as práticas educacionais desenvolvidas nesse espaço, que se dão entre a sujeição e/ou a condução das condutas e as possibilidades de contracondutas. Para tanto, assumimos como material do estudo duas práticas produzidas pelos alunos, em oficinas que acontecem na escola: monólogo e a letra do videoclipe Sonho de liberdade. Os anúncios visualizados em tal materialidade nos possibilitam defender outras intencionalidades para as práticas que são desenvolvidas na/pela escola em questão, para além das técnicas de sujeição, práticas essas consideradas a partir da experiência e seu sentido singular e contingente, as quais possibilitam o exercício crítico do pensamento ao mesmo tempo que permitem a experiência da afecção. Tais práticas, pelo movimento vivo de afetos que curto circuitam as relações, dão lugar ao exercício ético do cuidado de si e do cuidado com o outro.
Palabras clave : contracondutas; experiências; ética; escola..