Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
SILVEIRA, Éderson Luís. TESSITURAS ENTRE ALTERIDADE E EDUCAÇÃO: oito abordagens contemporâneas para a educação sexual na escola e a (des) aparição das dimensões da sexualidade humana na BNCC. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.98-110. Epub 26-Dic-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.78776.
Situando-se nos estudos do currículo, este texto busca explicitar as oito abordagens contemporâneas para a educação sexual na escola, a fim de analisar como aspectos relacionados a dimensões da sexualidade humana estão presentes (ou não) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Considera-se, portanto, a problemática das relações de gênero, de orientação sexual e de igualdade étnico-racial a partir de perspectiva que se articula a estudos do currículo na contemporaneidade. Afirma-se que o discurso conservador ganha adeptos com frequência no mundo todo e que, no Brasil, não é diferente. Por conseguinte, tal abordagem retrógrada pode ser associada à elaboração e à reprodução da narrativa de que questões ligadas a gênero e sexualidade são inimigas a serem combatidas pelas famílias, para que não sejam implementadas nas escolas nacionais. Conclui-se que os desafios enfrentados pelas escolas, cotidianamente, no que diz respeito ao tema, se negligenciados podem levar à ampliação das desigualdades sociais, sobretudo quanto a vivências e dificuldades de sujeitos ininteligíveis, cuja generificação não resulta de coerência entre sexo, gênero e desejo, por ser regulada por pressupostos heteronormativos.
Palabras clave : gênero; sexualidade; educação sexual; BNCC..