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Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
GARCIA, Pablo Daniel; SZAPU, Ezequiel y KAPLAN, Carina V.. COMUNICAÇÃO DAS EMOÇÕES E PROCESSAMENTO DA DOR SOCIAL NA ESCOLA: um estudo socioeducativo com jovens estudantes da província de Buenos Aires. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.320-335. Epub 26-Dic-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.76950.
As emoções dos alunos são parte constitutiva da subjetividade juvenil. Tendo em conta que a ordem escolar é de natureza afetiva, as emoções e os sentimentos são elementos centrais para compreender e intervir no tratamento das feridas sociais. Quando as trajetórias educacionais são marcadas por situações de agressão, discriminação ou estigmatização, constrói-se uma dor social difícil de processar. Este artigo compartilha os resultados de um estudo baseado na aplicação de um questionário no qual se problematizam as relações entre as experiências emocionais e a produção da violência. Recuperam-se as respostas de 4.023 alunos, que responderam ao questionário durante o ano de 2022. Em particular, este artigo considera e analisa o material empírico recolhido sobre a comunicação das emoções na escola e as formas como esta intervém em situações de violência. A análise das experiências emocionais que compõem o enredo escolar permite uma melhor compreensão dos conflitos que ocorrem no cotidiano para avançar em uma abordagem pedagógica que tende a melhorar a convivência.
Palabras clave : experiências emocionais; violência; jovens estudantes; comunicação de emoções; processamento da dor social..