SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número76CONVERSACIONES SOBRE ENSEÑANZA, EJERCICIOS DE A/R/TISTAGEM: encuentros e intercâmbios en la docencia universitariaITINERANCIAS METODOLÓGICAS DE INVESTIGACIÓN Y FORMACIÓN: dialogando con la obra de Roberto Sidnei Macedo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SCHWANTZ, Josimara Wikboldt  y  RODRIGUES, Carla Gonçalves. A DOCÊNCIA EM ESCRILEITURAS: cartografia de um estilo animal. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.138-152.  Epub 07-Mar-2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.77155.

Esta pesquisa compõe um atlas ao inventariar a docência, a partir do exercício de escrileituras, desde as possibilidades existenciais e pedagógicas. Utiliza o referencial teórico de Deleuze e Guattari, intercessores artísticos e científicos. Justifica-se pela inquietação percebida na produção radiofônica realizada por professores em formação inicial e continuada na oficina Conatus, ao dizerem de acontecimentos de um cotidiano escolar. Trata do conceito de estilo para acompanhar o movimento, a composição, a variação e a fuga de uma prática educacional. Se questiona: Como a constituição de um estilo afeta os modos de ser professor(a)? A partir do método cartográfico, mapeia em planos extensivos (por meio de matérias e rastros deixados pela oficina) e intensivos (captura das forças e signos de uma docência, concebendo a escrita de um bestiário em devir). Considerou-se, na análise em transcriação, que a ação de escrever-ler favoreceu o aparecimento de um estilo animal, evidenciando a necessidade de brechas de respiro de um fazer que diminui a força de agir.

Palabras clave : cartografia; docência; escrileituras; estilo animal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )