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Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
UMERES, Isabella Carolina y VENTURI, Tiago. EDUCAÇÃO VACINAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: um olhar para os livros didáticos dos projetos integradores do novo ensino médio. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.252-266. Epub 07-Mar-2024. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2024.78059.
No contexto brasileiro pós-pandêmico e de declínio vacinal, o presente estudo teve o objetivo de analisar o tema vacinas nos livros didáticos dos projetos integradores, da área de ciências da natureza e suas tecnologias, recém-chegados na educação básica em função da reforma do ensino médio. Em uma perspectiva qualitativa, por meio de análise de conteúdo, onze livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021 foram analisados. De forma preocupante, dois não apresentaram qualquer menção ao tema vacinas. Em contrapartida, nove livros destacaram-se em discussões envolvendo as relações entre o tema, a ciência e a sociedade, evidenciando as discussões que envolvem a identificação de informações falsas em redes sociais, decorrentes de movimentos antivacinas. Entretanto, a produção, o funcionamento biológico das vacinas e do processo imunológico do organismo foi deficitário. Assim, defende-se adequações aos editais do PNLD, incentivo aos docentes e à sua formação para aprofundar a temática, em especial suas deficiências, em favor do desenvolvimento de conhecimentos necessário para uma educação sobre vacinas que contribua para os processos de alfabetização científica e midiática e para a formação cidadã na educação em ciências escolar.
Palabras clave : alfabetização científica; alfabetização midiática; ensino sobre vacinas; educação em saúde..