Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
LOPES, Luís Fernando; MATOSO, Rubiane Bakalarczyk y SILVA, Nádia Cataryna Nogueira e. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE DIREITO DE TRÊS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.320-333. Epub 07-Mar-2024. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2024.75155.
Este estudo bibliográfico e documental de cunho qualitativo e exploratório propõe uma reflexão sobre a educação em direitos humanos no Brasil com foco na análise das matrizes curriculares dos cursos de graduação em direito de três universidades públicas brasileiras: UFPR, UFSC e USP. Os aportes teóricos consideram, sobretudo, as contribuições de Sacristán (1998; 2000), Candau (2008), Freire (1996), Arroyo (2015) e, ainda, Dibbern e Serafim (2023). A problemática questiona em que medida as matrizes curriculares e os currículos das disciplinas dos cursos de graduação em direito possibilitam a abordagem dos direitos humanos em consonância com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos? Os resultados apontam que os direitos humanos (DH) ainda são ensinados como normas e conceitos, sem um caráter pedagógico, voltado para a educação em e para direitos humanos (EDH).
Palabras clave : educação em direitos humanos; cursos de direito; currículo.