SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número42ALCUNE CONSIDERAZIONI SUL TEMA DELL’ORIENTE NELLA STORIOGRAFIA DI CARLO CATTANEO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

SAVIANI, Dermeval. O PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO: DA ASPIRAÇÃO À CIÊNCIA À CIÊNCIA SOB SUSPEIÇÃO. Educação e Filosofia [online]. 2007, vol.21, n.42, pp.13-35.  Epub 06-Feb-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v21n42a2007-463.

Situando o pensamento pedagógico na história da educação brasileira, o artigo mostra que, ao se constituir em sua especificidade, o pensamento pedagógico brasileiro buscou, entre as décadas de 1930 e 1980, ancorar-se em bases científicas. Porém, a partir da década de 1990, sobreveio uma forte inflexão: a aspiração científica cedeu lugar ao fenômeno da descrença na ciência. E o pensamento pedagógico enveredou pelo caminho da desconstrução das idéias anteriores antepondo-lhes prefixos do tipo “pós” ou “neo”. Dessa metamorfose resultaram correntes como o neoprodutivismo, o neo-escolanovismo e o neoconstrutuvismo que dominam a cena pedagógica brasileira atual.

Palabras clave : História da Educação; Educação brasileira.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )