SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número42A PESSOA HUMANA COMO PROTAGONISTA DA HISTÓRIA ÉTICA NA FILOSOFIA DE MARÍA ZAMBRANOREFORMA DO ESTADO E DO ENSINO SUPERIOR: FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E MUNDO DO TRABALHO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

BATISTA, Aline Maria de Melo. PRÁXIS, CONSCIÊNCIA DE PRÁXIS E EDUCAÇÃO POPULAR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE SUAS CONEXÕES. Educação e Filosofia [online]. 2007, vol.21, n.42, pp.169-192.  Epub 06-Feb-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v21n42a2007-468.

Para consciência comum elevar-se a consciência da práxis, Vázquez (1977) afirma que antes ela deve ascender à consciência reflexiva. Ocorre que Freire (1977), ao idealizar a educação popular, uma educação sustentada na filosofia da práxis educativa, afirma que se deve ir além da consciência reflexiva, destacando o aprofundamento da consciência reflexiva, que seria o processo de conscientização ou forma crítica de abordagem do mundo. O presente artigo visa apresentar algumas reflexões acerca das conexões existentes entre a práxis, a consciência da práxis e a educação popular, no sentido de demonstrar que essas conexões não se dão apenas porque esta última denota uma práxis educativa, mas, porque contribui para consciência da práxis dos sujeitos sociais que se encontram na condição de educandos. Além disso, será enfatizado, a relevância da práxis para educação popular e da educação popular para práxis.

Palabras clave : Práxis; Consciência da praxis; Conscientização; Educação popular.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )