SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número especialO MEMORÁVEL ERRO DE DESCARTES SEGUNDO LEIBNIZ: A QUESTÃO DA FORÇA VIVA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

SOARES, Alexandre Guimarães Tadeu de. O SENTIDO DA COGITATIO EM A BUSCA DA VERDADE DE DESCARTES. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.spe, pp.293-310.  Epub 31-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v25nespeciala2011-13.

Uma vez que o descobrimento da verdade em Descartes deve ser situado no campo mais amplo da cogitatio, tentamos organizar o tema do conhecimento em A busca da verdade, através do modo como o próprio pensamento se apresenta, a começar pela transição dos falsos pensamentos para os atos de pensamento e, depois, para a cogitatio enquanto tal. Essa perspectiva elucida a relação que há entre pensamento e conhecimento, bem como o sentido que a estrutura, a saber, a restituição do pensamento à sua condição originária. Isso permite entender melhor a disposição das personagens e dos argumentos do próprio diálogo. É possível, assim, explicar por que Poliandro, a menos estudada das personagens, se torna o juiz da disputa entre as outras duas, como também explicitar o pano de fundo do texto, em que a própria noção de Filosofia é ameaçada por uma equivocidade tal que permite mesmo que ela seja tomada pelo seu oposto.

Palabras clave : Descartes; A busca da verdade; Pensamento; Conhecimento; Filosofia.

        · resumen en Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )