Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X
Resumen
BORTOLANZA, Ana Maria Esteves. O caráter de publicização da leitura na obra de comênio. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.53, pp.73-85. ISSN 1982-596X.
Este artigo tem por objetivo explicitar o caráter de publicização da leitura em Comênio. Para isso, analisa os condicionantes sociopolíticos, históricos e religiosos que permeiam as questões didático-pedagógicas pensadas pelo grande pedagogo. Em sua obra Didáctica Magna - Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos, o caráter de publicização da leitura responde às necessidades que as novas relações sociais passaram a exigir em consequência da nova forma de produção da sociedade capitalista. Em sua didacografia, a nova arte de ensinar comeniana propôs conteúdos que evidenciam o caráter de publicização da leitura.
Palabras clave : Leitura; Publicização da Leitura; Comênio; Didáctica Magna.