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Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X
Resumen
LOURENCO, Abílio Afonso y NOGUEIRA, Carla Maria Leite. Percepções sobre as abordagens à aprendizagem: estudo de variáveis psicológicas. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.55, pp.323-372. ISSN 1982-596X.
Esta investigação, realizada numa escola básica no norte de Portugal, tem como objetivo analisar as percepções que os alunos apresentam sobre algumas variáveis relativas à forma como desenvolvem a sua aprendizagem, nomeadamente: a autorregulação para a aprendizagem; os processos de estudo utilizados; o controlo volitivo; a planificação da gestão do tempo; e a procrastinação. Outra finalidade deste estudo é verificar se existe uma relação significativa entre estas variáveis e a percepção de autoeficácia revelada pelos alunos, assim como com os níveis exibidos no final do 1º período, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Matemática e Ciências Naturais. São apresentadas, também, algumas implicações para a prática educativa.
Palabras clave : Abordagens à Aprendizagem; Percepções de Autoeficácia; Ensino Básico.