Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x
Resumen
AQUINO, Orlando Fernández y CUNHA, Neire Márcia da. A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.57, pp.125-151. ISSN 1982-596x. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n57p125.
O objeto estudado é a tarefa de aprendizagem. O objetivo foi elaborar uma síntese teórico-metodológica da tarefa de estudo ou de aprendizagem no intuito de contribuir com a melhora da elaboração e direção desse tipo de tarefa. Essa síntese constitui o resultado de pesquisa realizada durante 2013 e 2014. Nesse percurso, foram necessários dois procedimentos metodológicos. O primeiro foi a análise teórica da tarefa de estudo. O segundo procedimento consistiu na revisão de investigações experimentais que aplicaram os modelos lógicos elaborados por Galperin e Davidov na elaboração e direção das tarefas de estudo. Conclui-se que a síntese teórico-metodológica que se apresenta sobre a elaboração e direção das tarefas de aprendizagem resulta-se interessante para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem, da formação de professores e da pesquisa experimental, pois abre portas para a renovação dos métodos, dos programas escolares e das didáticas especiais.
Palabras clave : Atividade de Estudo; Tarefa de Aprendizagem; Tarefa de Estudo; Modelo Lógico.