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Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x
Resumen
ARAUJO, Ricardo Corrêa de. A filosofia da educação de Richard Rorty: conservadorismo e elitismo ou reformismo e edificação privada?. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.58, pp.665-686. ISSN 1982-596x. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n58p665.
O objetivo deste artigo é apresentar a Filosofia da Educação de Richard Rorty, através da sua análise da educação como sendo dividida em dois processos distintos: socialização e individualização. A seguir, pretende-se mostrar duas críticas, a de conservadorismo e a de elitismo, que se dirigem a estes processos. Finalmente, será feita uma redescrição das posições de Rorty, atribuindo um caráter reformista ao seu aparente conservadorismo e um caráter privado à individualização supostamente elitista, a fim de enfraquecer a força daquelas críticas.
Palabras clave : Filosofia da Educação; Política Cultural; Democracia; Richard Rorty.