SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número60Ensayo en defesa de la ligereza, lo sensible y la sensibilidad en la investigación en educaciónO feto e a procura do Si. Um diálogo crítico com Merleau-Ponty índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

OLIVEIRA, Liliana Souza de. O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.60, pp.799-819. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p799a819.

O presente trabalho insere-se nas discussões sobre o ensino da Filosofia. Pretendo a partir de uma inspiração foucaultiana analisar as condições de emergência do discurso sobre a importância da Filosofia no vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e as implicações do ensino da Filosofia como uma tecnologia de governamentalidade.

Palabras clave : Ensino da Filosofia; Tecnologia; Governamentalidade; Vestibular.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )