SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número60Eros filosófico: un deseo ambivalente en los diálogos de PlatónTomás de Aquino e o problema do Mênon índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596x

Resumen

VILACA, Murilo Mariano  y  PALMA, Alexandre. Sobre coautoria, produtivismo e performatividade: um exercício crítico-hermenêutico. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.60, pp.917-949. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p917a949.

Neste artigo, abordamos o tema da colaboração acadêmico-científica por meio de coautoria no contexto atual marcado pela pressão por publicação. A partir da problematização do texto de Lopes e Costa (2012), nosso objetivo é desenvolver uma análise hermenêutica e crítica do tema através da revisão da literatura especializada e de uma reflexão teórica, a fim de prover elementos para a compreensão de uma prática tida como complexa. Como conclusão, inferimos que a prática de coautoria, dada a sua importância e caracterização, demanda abordagens teórico-empíricas cuidadosas e sistemáticas, o que ainda não tem sido feito na área de educação.

Palabras clave : Educação; Coautorias; Produtivismo; Performatividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )