Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X
Resumen
MARQUES, Alexsandro da Silva. A aprendizagem filosófica na formação de professores: proposta de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar 1. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.73, pp.255-272. Epub 11-Ene-2024. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n73a2021-50899.
Este artigo é uma reflexão sobre a criação de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar para fazer-pensar a formação de professores e a aprendizagem filosófica, a partir de oficinas didático-formativas que possibilitem aos estudantes de diferentes cursos de licenciaturas a experienciarem em seus processos formativos a prática da meditação como possibilidade didática para o desenvolvimento da aprendizagem filosófica do autoconhecimento. Busca-se fortalecer e promover experiências que estimulem a reflexão, o cuidado com a alteridade, a comunicação dialógica e a ética, a partir de uma visão complexa, fenomenológica, transdisciplinar e polilógica. A formação institucional tradicional é tensionada a repensar o papel da filosofia na formação de professores para além de uma disciplina monológica, específica de conteúdos da tradição canônica, porém sem discriminá-los, mas fazer vê-los emergir das inquietudes humanas dos sujeitos educadores em transformação.
Palabras clave : Ateliê Filosófico; Aprendizagem Filosófica; Autoconhecimento; Formação de Professores.