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Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

VIEIRA, Juliana Santos Monteiro; CARVALHO, Lucas de Oliveira  y  FELDENS, Dinamara Garcia. Nietzsche e Educação: conhecimento e cultura no Estado Moderno. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.75, pp.1433-1456.  Epub 16-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n75a2021-62765.

Este texto busca tecer algumas reflexões acerca da relação entre a filosofia de Friedrich Nietzsche e o campo educacional, compreendendo suas indagações acerca das instituições de ensino modernas e os valores vinculados ao este tipo de homem. Atrelado ao processo de degeneração da potência instintiva humana e de sua animalidade ocorreu a fixação de um modelo de conhecimento, fundamentado no ideal metafísico e na crença incondicional da verdade. A crítica dirigida ao Estado Moderno e ao seu modelo de cultura, que pretendeu instituir os filósofos e eruditos enquanto guias, entende que é necessário o resgate dos usos e funções destes sujeitos na sociedade, buscando superar o dilema que os constitui hoje, como funcionários e mantenedores do Estado. Perpassando diferentes fases de seu pensamento buscou-se ser mais um instrumento para fornecer ao âmbito da Filosofia da Educação um vínculo sólido com o filósofo alemão, por meio do estudo das relações entre Nietzsche e a Educação.

Palabras clave : Conhecimento; Cultura; Educação; Friedrich Nietzsche.

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