Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Eletrônica de Educação
versión On-line ISSN 1982-7199
Resumen
BURIGO, Lucas Sid Moneretto y DAMAZIO, Ademir. O número negativo na proposição de ensino davydoviana: necessidades para a sua introdução. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.2, pp.203-218. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271991455.
As dificuldades apresentadas por estudantes brasileiros na apropriação do número negativo relatadas em pesquisas contribuíram para a elaboração desse artigo. Preocupados com tais dificuldades, recorremos à proposição davydoviana que é objeto desse estudo. O problema de pesquisa é: quais são as necessidades criadas nas tarefas particulares da organização de ensino davydoviano para a introdução do conceito de número negativo, em situação escolar? Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade bibliográfica cuja fonte de análise são quatro tarefas presentes no livro didático do estudante pertencente à proposição davydoviana. O processo de análise se desenvolveu por meio da categoria necessidade: de ordem conceitual e pedagógica. A pesquisa evidencia que a necessidade do estudo dos números negativos decorre de que apenas eles possibilitam a resolução de alguns casos de subtração e equação. Para propiciar o significado de oposto ao número negativo, a necessidade principal é a passagem das grandezas escalares para a vetorial.
Palabras clave : Proposição Davydoviana; Números Negativos; Necessidades Conceituais.