Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Eletrônica de Educação
versión On-line ISSN 1982-7199
Resumen
PUCCI, Bruno. Tecnologia e Violência na contemporaneidade: um olhar da Teoria Crítica da Sociedade. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.327-339. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271992157.
Este ensaio se propõe analisar, em diálogo com fragmentos do livro Dialética Negativa, de Theodor Adorno, tensões e fenômenos contemporâneos relacionados à problemática da tecnologia e violência. E, para tal, se serve inicialmente do aforismo “O Sofrimento é Físico” e dos itens I e II das “Meditações sobre a Metafísica”, para refletir sobre duas realidades de extrema violência vigentes neste mundo, dito globalizado: as guerras e os refugiados; e, posteriormente, como base na conceituação de “queda da Metafísica” e de seu encontro com o marginalizado, com o reprimido, questionar os acontecimentos conservadores e autoritários presentes em nosso país nos dias de hoje: a mercantilização da educação superior; as parcerias público-privadas na educação escolar de ensino fundamental e médio; a proposta educacional do mega-empresário e novo prefeito de São Paulo. As reflexões finais do ensaio encaminham-se no sentido de as categorias Bildung (formação), autonomia, emancipação -- conceitos-chave da Teoria Crítica da Sociedade -- descerem das alturas e observarem, com firmeza e empenho crítico, a dor e o sofrimento que assolam as vítimas das guerras e os que buscam refúgios em outras pátrias, bem como a realidade social e educativa dos mais pobres, das crianças e dos jovens de nosso país.
Palabras clave : Guerras e refugiados; Mercantilização da educação superior; Parcerias público-privadas; Dialética Negativa..