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Revista Eletrônica de Educação
versión On-line ISSN 1982-7199
Resumen
CAPUCHO, Vera Alves Crispim y MARINHO, Genilson Cordeiro. Educação em memória e suas relações com o saber. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.247-259. Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271992414.
O artigo apresenta resultados da investigação cujo objetivo consistiu em compreender as relações com o saber estabelecido pelos egressos da Educação Básica com a memória da ditadura civil-militar brasileira. Desde as contribuições postas pela pedagogia histórico-crítica e pelos estudos de Bernard Charlot toma como referência epistemológica a relação dialética entre a história social e singular dos sujeitos para problematizar as tensões e contradições postas por realidades plurais que se apresentam em ambientes formais de educação. Tendo como sujeitos da investigação jovens do Projeto Socioeducativo Cursinho Popular e fazendo uso de questionários estruturados valeu-se da posição social objetiva dos sujeitos investigados para agrupamento dos dados, os quais desde uma perspectiva dialética foram tratados em sua pertinência quantitativa e qualitativa. As conclusões apontam que a relação com o saber também é uma relação com o mundo e que para as camadas populares a educação em memória implica em possibilidade de relacionar-se com a renúncia de uma memória que não afirme seus interesses, que negue seus direitos e impossibilite ocupar um lugar enquanto agente histórico que interage com o mundo e com os outros.
Palabras clave : Educação; Políticas de memória; Relações com o saber; Ditadura militar.