SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A NAÇÃO IMAGINADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO SÉCULO XIX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

VECHIA, Ariclê  y  LORENZ, Karl Michael. O COLLEGIO DE PEDRO II E A FORMAÇÃO DA MOCIDADE BRASILEIRA (1838-1889). Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.19-37.  Epub 20-Mar-2024. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-2.

A organização do ensino secundário brasileiro, mantido pelo Estado, se inscreve no contexto dos debates sobre as finalidades do ensino secundário verificados na Europa, no século XIX. A criação do Imperial Collegio de Pedro II tinha entre outras, a meta de formar uma elite dirigente capaz de exercer as mais elevadas funções do Estado dignificando-o entre as nações mais ilustres e de assegurar o desenvolvimento do país. Os conhecimentos contemplados nos planos de estudos do colégio e a ênfase a eles atribuída, no período imperial, refletem o debate sobre a definição das finalidades do ensino secundário e a importância dos estudos clássico-humanistas versus científicos verificados em diversos países europeus, notadamente na França.

Palabras clave : Ensino secundário; Estudos científicos; Estudos clássico-humanísticos; Formação da mocidade; Plano de estudos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )