SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1OSTENTOR BRAZILEIRO. JORNAL LITERÁRIO E PICTORIAL (1845-1846): UM PROJETO EDUCATIVO DO CIDADÃO BRASILEIROUMA FONTE INÉDITA PARA HISTORIAR A RECEPÇÃO DE COMENIUS NO BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

VALENTE, Wagner Rodrigues. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A PASSAGEM DO SIMPLES/COMPLEXO PARA O FÁCIL/DIFÍCIL. Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.357-367.  Epub 20-Mar-2024. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-21.

O texto analisa as transformações dos processos didático-pedagógicos tendo em vista as propostas da chamada “pedagogia científica”. Em específico, atém-se àquelas destinadas aos ensinos de matemática na escola primária na década de 1930. Toma como referência a obra de Lourenço Filho intitulada Introdução ao estudo da Escola Nova. Usa como instrumental teórico-metodológico aportes da História Cultural. Orienta-se pelo objetivo de historicizar a passagem do simples/complexo para a díade fácil/difícil.

Palabras clave : história da educação matemática; curso primário de aritmética; pedagogia científica; Lourenço Filho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )